Liana Santana
CASA COR CEARÁ 2018 - Espaço Sebrae
Como prometi a vocês, meu segundo post é sobre minha mais recente mostra: a Casa Cor Ceará 2018. Esse ano fui convidada a dar vida ao Espaço Sebrae, que tinha por objetivo ser um espaço de exposição do artesanato e design cearense.
A primeira ideia, que ganhou força como partido arquitetônico e que foi o mote do projeto, foi criar um espaço que pudesse valorizar as peças de artesanato e desconstruir a ideia de que elas só poderiam ser utilizadas de apenas uma forma.
Pensei então na proposta de compor de maneira inusitada as peneiras de palha, dispondo-as na parede e no teto, formando uma instalação, com o intuito de “provocar” o visitante a ter essa nova percepção sobre o artesanato desenvolvido no Ceará.
A instalação de peneiras foi executada logo no corredor de entrada do espaço e tem o papel de criar um ambiente onde o visitante é “absorvido” pela atmosfera nordestina.
Dentro da grande sala de exposição temos também no teto os quadros de macramê desenvolvidos pelo artesão Roberto Dias, com materiais do nosso estado e desenhos originais e exclusivos. Os quadros também demonstram que o artesanato pode ter diferentes formas de aplicação e uso.
ABERTURA DO BLOG - SEJAM BEM VINDOS
Caros leitores, é com muito orgulho e satisfação que eu convido vocês a fazerem parte do meu blog. Finalmente, hoje eu começo oficialmente a escrever um blog sobre o tema que eu mais amo na vida: arquitetura.
Mas antes quero explicar aos meus queridos futuros leitores o porquê de escrever esses textos.
Primeiro, porque sou apaixonada pelo que faço e, no meio dessa paixão, fico constantemente a pesquisar sobre essa área que tanto me instiga. Nessas pesquisas, acabo por encontrar muitas coisas surpreendentes e que gostaria de compartilhar com outros apaixonados.
Segundo porque aliada a essa paixão, e totalmente inserida nela, vem a minha vontade de dividir conhecimentos sobre arquitetura e o dia-a-dia de quem se encontra mergulhado nela. De acordo com essa inclinação, acabei me envolvendo também com a arte de ensinar e atualmente me encontro também professora de faculdade de arquitetura.
O terceiro motivo, e não menos importante, se deve ao fato de que há muito tempo sou cobrada (de forma positiva, claro) e incentivada a escrever sobre minhas experiências e conhecimentos. Meus alunos, meus clientes e até mesmo meus amigos me pedem para que eu faça postagens sobre a prática profissional, dicas, novidades, minhas experiências em montagens de mostras de decoração e sobre os mais diversos temas que permeiam a área da arquitetura.